Brincadeiras ao ar livre ajudam criança a gostar mais do lugar onde mora

Criança e adolescente que realiza atividades coletivas fora do horário escolar tendem a ter uma visão mais satisfatória do entorno onde mora.

Crianças que andam de bicicleta, de skate, de patins, brincam, empinam pipa, ficam na rua, jogam bola, jogam futebol, fazem passeios culturais, educacionais, esportivos fora de casa e se reúnem com amigos são mais satisfeitas com a cidade onde moram quando comparadas com crianças que realizam apenas atividades individuais dentro de casa, como ajudar nos serviços domésticos, assistir TV, dormir durante o dia, ficar no computador, etc.


A observação foi feita com base nos resultados da pesquisa IRBEM Criança e Adolescente, realizada pela Rede Nossa São Paulo, com parceria do Ibope Inteligência e apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A. Na pesquisa foram entrevistados 805 crianças e adolescentes com idades entre 10 a 17 anos, sobre diversos aspectos da cidade de São Paulo, as crianças que realizam atividades coletivas fora do horário escolar possuem uma percepção mais positiva do entorno onde moram, enquanto que as crianças que realizam atividades individuais apenas dentro de casa se consideram pouco satisfeitas em relação à cidade.


A pesquisa confirma a importância da atividade ao ar livre e da interação social para o desenvolvimento e qualidade de vida das crianças e adolescentes, e também pode ser utilizada como uma ferramenta importante para embasar o trabalho com crianças ainda na Primeira Infância, visto que esse tipo de atividade é recomendado desde os primeiros anos de vida.


Veja o artigo completo no site da EBC. Boa leitura!


Fonte: www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/09/brincadeiras-ao-ar-livre-ajudam-crianca-gostar-mais-do-lugar-onde-mora.


Destaques
Recentes

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.