Vídeo explica para as crianças a diferença entre carinho e abuso sexual

Com o objetivo de ajudar os pais a explicarem para seus filhos a diferença entre carinho saudável e carinho abusivo a campanha Defenda-se  lançada pela Rede Marista de Solidariedade publicou um vídeo educativo com linguagem infantil que mostra situações de afeto recíproco entre crianças e adultos e os diferencia de abusos.

 

 

 

A maioria dos pais tem dificuldades em conversar com seus filhos a respeito de questões relacionadas a sexualidade, adiando o quanto podem a conversa sobre esse tema, que para muitos ainda é um tabu.

 

Grande parte dos abusos ocorrem por pessoas próximas a criança, das quais nem desconfiamos. Por isso é importante abrir um espaço para o diálogo com seu filho e explicar que sempre que ele se sentir incomodado com algum toque, ele deve dizer “não”, deve afastar-se dessa pessoa e contar imediatamente para um adulto de confiança.

 

Só no primeiro trimestre desse ano foram registrados pelo Disque Denúncia mais de 21 mil chamados denunciando abuso infantil. Este é um problema de saúde pública, devido à elevada incidência e aos sérios prejuízos para o desenvolvimento das vítimas. A dinâmica desta forma de violência é complexa, envolvendo aspectos psicológicos, sociais e legais.

 

A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autodefesa de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos que dialogam com a linguagem de Versão Amigável.

 

Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, agindo preventivamente, relatando a violência para alguém de confiança e fazendo a denúncia diretamente para os canais de denúncia existentes, como o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A série de vídeos está disponível no site da campanha http://defenda-se.com.

 

 

Please reload

Destaques

Meu bebê não dorme sozinho!

1/3
Please reload

Recentes
Please reload

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.