O que uma criança precisa para se desenvolver emocionalmente saudável?

Para uma criança se tornar um adulto emocionalmente saudável, autônomo e bem-sucedido ela precisará contar com alguns fatores indispensáveis, proporcionados por adultos e ambiente do seu entorno.

 

 

Um número significativo de pesquisas aponta que para a criança se desenvolver emocionalmente saudável, tornando-se um adulto autônomo e bem-sucedido ela precisará da integração de diversos fatores, tais como:

 

Segurança e vínculo afetivo, isto é, apego seguro com pelo menos um dos cuidadores, independente do sexo. Quando a criança estabelece um vínculo seguro com o cuidador ela confia nessa pessoa, sabe que ela zela por sua sobrevivência, segurança, bem-estar e não a abandonará.

 

Ambientes que proporcione desde muito cedo uma boa estimulação cognitiva, com brincadeiras, possibilidades, interação social e afetiva com adultos e outras crianças.

Ambiente acolhedor, estável para a mãe e o bebê desde a gestação, proporcionando segurança física e psicológica.

 

Suporte e atenção à família, proporcionada por uma rede de apoio que inclui parentes, comunidade e profissionais durante períodos críticos específicos da gestação aos três anos, quando o processo de desenvolvimento do cérebro da criança é mais intenso e ela passa por novas aquisições e descobertas a cada instante, causando muitas dúvidas nos pais, como por exemplo: a fala, o engatinhar, o desfralde, as birras, etc.

 

Suporte e promoção de resiliência em contextos que são desafiadores. A criança precisa do apoio e incentivo dos pais para lidar com as pequenas adversidades e frustrações que vão acontecendo no decorrer do seu desenvolvimento. Os pais devem incentivar a autonomia e tomada de decisão da criança, para que ela aprenda a interpretar e achar uma solução para os problemas por conta própria, isso fará com que ela lide com as questões futuras de maneira mais tranquila e saudável.

 

A forma como a família interage e resolve seus problemas também proporcionará um grande aprendizado para a criança, que reproduz o que observa.

 

Referência:

FMCSV. Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco. São Paulo: FMCSV, 1º ed. 2015.

 

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