Otite em crianças

A otite ou infecção de ouvido nem sempre é identificada rapidamente e, se não cuidada de forma correta, pode se tornar recorrente ou levar à perda total da audição.

 

 

Toda infecção do ouvido é chamada de otite, e ela pode ser externa, quando o problema está na pele do canal do ouvido (conduto auditivo) ou otite média quando a inflamação está na membrana do tímpano e atrás dela, na região que leva o nome de orelha média.

 

A otite média aguda é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções. Se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.

 

Os sintomas de otite variam muito conforme a idade da criança. Nos bebés podem ser apenas febre, choro (equivale à dor), mal-estar, recusa em mamar, diarreia e outros sinais inespecíficos. A criança maior, que já se queixa, refere dor e também tem febre. Esta situação enquadra-se geralmente numa constipação e obstrução nasal que começou nos dias anteriores.

 

O diagnóstico se baseia no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio e o microscópio.

 

Veja o artigo completo com as informações sobre as vacinas indicadas, os tratamentos adequados e recomendações aos pais do Dr. Drauzio Varella no site:  http://drauziovarella.com.br/crianca-2/otite-media/

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Meu bebê não dorme sozinho!

1/3
Please reload

Recentes
Please reload

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.