Mitos e Verdades sobre o piolho

O piolho pode pular de uma pessoa para outra? Qual a melhor forma de acabar com o piolho? Posso esmagar o piolho com a unha? Separamos a resposta dessas e de outras dúvidas sobre esse inseto que tira o sossego da criançada.

Embora exista um estigma social associado a ter piolhos, infestações causadas por esses pequenos insetos são comuns e não há motivo para se envergonhar, o importante é cuidar assim que identificado.

Os piolhos depositam pequenos ovos esbranquiçados ou acastanhados, chamados de lêndeas, que grudam nos fios de cabelo perto do couro cabeludo. No verão as crianças pegam mais piolho devido as proliferações desses insetos que aumentam nas estações mais quentes.


Seguem alguns mitos e verdades sobre esse inseto que tira o sossego dos pais, educadores e principalmente das crianças:


1. O piolho pode pular de uma pessoa para outra. MITO O piolho é um inseto, mas não tem asas nem pernas adaptadas para saltar.

2. O pente fino é a melhor forma de acabar com os piolhos. VERDADE Mesmo sendo comum a utilização de shampoos e remédios específicos, a utilização regular do pente fino ainda é a melhor forma de combater o inseto.

3. Cabelo sujo é o facilita a proliferação do piolho. MITO A falta de higiene não está relacionada à proliferação do inseto. Na verdade, o piolho prefere cabelos limpos.

4. Para matar o piolho é preciso esmagá-lo com a unha. MITO Não se deve fazer isso. Depois de tirar os piolhos com pente fino, deve-se mergulhá-los em uma solução contendo vinagre e água na mesma quantidade.

5. Crianças devem faltar à escola quando apresentarem piolhos. MITO Os pais só precisam ter o cuidado de passar o pente fino todos os dias nos cabelos da criança.

6. Compartilhar pentes, bonés, capacetes, tiaras e travesseiros facilita a transmissão. VERDADE Compartilhar objetos favorece a transmissão do piolho.

7. As pessoas mais pobres são as mais afetadas pelo inseto. MITO Esse é um mito comum, mas sem qualquer comprovação científica. Ou seja, o piolho não escolhe classe social.

8. A anemia pode ser um dos sintomas da pediculose. VERDADE Uma infestação muito intensa pode causar anemia, porque o inseto se alimenta de sangue.

9. Qualquer pessoa pode pegar piolho. VERDADE Sim, ninguém está imune: crianças, adultos e idosos.

10. As meninas têm maior incidência de piolhos que os meninos. VERDADE Isso acontece por que as meninas tem cabelos mais longos e compartilham mais seus acessórios, além de terem um convívio mais próximas durante a infância.


Fonte: Instituto Oswaldo Cruz

Destaques
Recentes

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.