O que deve ser promovido na educação dos filhos para uma adequada formação de habilidades e competên

O discurso dos pais por si só são pouco efetivos para orientar as crianças, o ideal é a interação entre pais e filhos por meio de práticas educativas positivas.



Pesquisas mostram que o discurso dos pais por si só são pouco efetivos e que o essencial são as experiências entre pais participativos e seus filhos por meio de modelos e práticas positivas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.


Algumas práticas são essenciais na educação dos filhos, entre elas podemos citar o exercicio do comportamento moral, como a empatia, honestidade, generosidade, etc, pois promovem a aprendizagem de valores através da observação e reprodução dos comportamentos em situações futuras.


O exercício da expressão dos sentimentos por meio de abraços e beijos, favorece o desenvolvimento de uma relação mais segura e saudável de orgulho e valorização.


O envolvimento dos pais no brincar fortalece o relacionamento por meio da manifestação de afetividade, permitindo que os pais conheçam melhor seus filhos e promovam autoconfiança e resiliência para enfrentarem desafios no futuro.


Já o reforço consiste na identificação de bons resultados ou comportamentos adequados dos filhos, demonstrando o reconhecimento e aprovação destes por meio de elogios e outros retornos positivos.


E a disciplina adequada, que consiste em explicações e diálogos a respeito de algum comportamento indevido, ajudando a criança a entender o impacto de suas ações sobre si mesma e sobre os outros.


Essas são algumas das práticas parentais positivas que não podem faltar no repertório dos pais na hora de educar seus filhos, visto que as experiências que as crianças vivenciam na primeira infância poderão influenciar seu desenvolvimento em dimensões como a cognitiva e a socioemocional.


O artigo completo que inspirou esta publicação você encontra disponível no site da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.


Referência:

Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco. Vários autores. 1° ed. São Paulo. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – FMCSV. 2015. p.36. Disponível na internet em: http://www.fmcsv.org.br/pt-br/acervo-digital/Paginas/fundamentos-da-familia-como-promotora-do-desenvolvimento-infantil-parentalidade-em-foco.aspx



Destaques
Recentes

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.