Qual é o momento ideal para o desfralde do bebê?

Muitos pais ansiosos por retirar as fraldas do bebê acabam desconsiderando os sinais básicos que indicam se o treino do peniquinho pode ser iniciado ou não.

A retirada das fraldas é um momento muito esperado pelos pais pois implica em redução de gastos e aumento de autonomia da criança. Os especialistas recomendam o início do desfralde por volta dos dois anos de idade, nesta idade os músculos responsáveis pelo controle do ato de urinar e defecar, que é o esfíncter já estão mais amadurecidos.


Entretanto, basear-se apenas na idade cronológica da criança, pode resultar em uma tentativa frustrada, visto que muitas crianças apesar de terem dois anos apresentam imaturidade em vários aspectos necessários para o desfralde, como capacidade de comunicação e consciência das reações fisiológicas que antecedem o ato de fazer xixi ou coco.


A capacidade de comunicação é um fator fundamental, porque pelo menos no início, a criança precisará requisitar a ajuda de um adulto para leva-la até o banheiro, retirar as roupas, limpá-la e vesti-la.


Ter consciência que determinadas sensações corporais correspondem ao ato de fazer o coco ou xixi, ajuda a criança a tentar segurá-lo para conseguir chegar até o peniquinho. Esses sinais podem ser observados quando a criança se esconde atrás do sofá e objetos da casa ou exigi que a deixem sozinha quando está com vontade, principalmente de fazer o coco.


Além de observar os sinais básicos é importante os pais tratarem o assunto com muita tranquilidade, pois o controle do esfíncter é uma etapa do desenvolvimento da criança. Assim como não podemos obriga-la a falar ou andar quando achamos conveniente, também não podemos obriga-la a ter o controle esfincteriano só porque outras crianças com a mesma idade dos nossos filhos já não usam mais fraldas.


É necessário incentivar, apoiar, criar um ambiente adequando de aprendizagem e treino, respeitando sempre o tempo e limites da criança.


Destaques
Recentes

Fique por dentro dos próximos artigos

Procure por palavra-chave

2015 -  2020 © Todos os direitos reservados a Pais e Filhos Nota 10.